SINDPRESP

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS FABRICANTES DE PEÇAS E PRÉ-FABRICADOS EM CONCRETO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Categorias: Trabalhadores em Estudos de Solo, Fundações, Montagens, Fabricação e Acabamento de Peças e Pré-Fabricados em Concreto.Base Territorial: Estado de São Paulo

Histórico

Em novembro de 1989, um grupo de trabalhadores das indústrias de pré-fabricados, descontentes com o Sindicato que se dizia representá-los, reuniu-se com o propósito de fundar uma Entidade especifica da categoria.

Alguns empresários apoiados pelo antigo Sindicato, perseguiram estes trabalhadores, sendo que alguns destes perderam seus empregos, outros foram desmotivados pelos patrões e tiveram também ameaçados os seus empregos. Mas essa luta não foi em vão, pois até hoje lutamos por uma classe trabalhadora específica, defendendo seus direitos através da nossa Entidade Sindical.

Nossas primeiras reuniões e assembléias foram feitas no salão de uma igreja qual foi cedido pelo padre da paróquia do bairro, que estava totalmente a favor da nossa luta em defesa dos direitos dos trabalhadores da nossa categoria.

Assim em 06/03/1990, foi fundado o SINDPRESP com o objetivo de representar as categorias profissionais dos trabalhadores em Estudos de Solos, Fundações, Montagens, Fabricação e Acabamentos de Peças e Pré-Fabricados em Concreto, cuja assembléia aprovou o Estatuto Social e fixou a data de 06/04/1990 para a eleição da primeira diretoria executiva e conselho fiscal.

Assim nascia o primeiro Sindicato voltado para o futuro, apoiando todos os trabalhadores nas empresas no ramo de Estudos de Solos, Fundações, Montagens, Fabricação e Acabamentos de Peças e Pré-Fabricados em Concreto no Estado de São Paulo.

Em 06/04/1990 em razão da vontade da categoria, concorreu para a eleição a chapa única, encabeçada por Norival Riesz Scaglione.

Em razão do pedido de registro no AESB – Arquivo de Entidades Sindicais Brasileiras, órgão do então Ministério do Trabalho e Previdência Social, o SINDPRESP recebeu processos de impugnação por parte do Sindicato que se dizia representante da Categoria na Cidade de São Paulo e também pela Federação em nome dos Sindicatos a ela filiados.

Essas impugnações obrigaram o SINDPRESP a entrar com ação judicial na área civil, para obter na justiça o reconhecimento de sua existência jurídica.

Esse processo teve sua sentença transitada em julgado em 07/07/1994.

Em 28/06/1995 foi publicado no Diário Oficial da União - Seção I - folhas nº 953, ato do então secretário de relações do Trabalho, Declaração tornando sem efeito as impugnações recebidas, obtendo então o seu Registro Sindical.

Em 1996 o SINDPRESP participou da primeira negociação Coletiva de Trabalho com o Sindicato Patronal - SINPROCIM.

Em 2002 celebramos a 7ª Convenção Coletiva de Trabalho com o SINPROCIM qual vigorará de 01/03/2002 a 28/02/2003.

Com relação ao SINDUSCON, Sindicato patronal que representa as empresas de Estudos de Solos e Fundações, em razão de sua negativa em celebrar conosco as Convenções Coletivas, o SINDPRESP tem instaurado Dissídio Coletivo desde 1996.

Independente de celebrar Convenções Coletivas com o SINDUSCON, o SINDPRESP tem, desde o ano de 2000, assinado Acordos Coletivos com várias empresas do setor de Estudos de Solos e Fundações cuja data base é 1º de Maio.

Nossa luta tem sido uma constante, pois apesar de o SINDPRESP estar legalmente constituído, sofremos retaliações por parte de empresas que se escondem atrás de Convenções Coletivas, com acordos que não traduzem a realidade e cláusulas danosas à categoria.